A SEFAZ vai exibir o erro "Rejeição: Informado NCM inexistente" sempre que for informado um NCM que não consta na tabela de NCM vigente.
Como descobrir o NCM atual?
Sugerimos que você verifique com o seu contador ou fornecedor.
Você também pode baixar a Tabela de NCM atualizada diretamente no site https://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/listaConteudo.aspx?tipoConteudo=/NJarYc9nus=
Ao abrir a tabela você vai observar que alguns NCMs estão vermelhos, verdes ou brancos
- Vermelho: NCM que acabou a vigência no SISCOMEX
- Verde: NCM que foi incluído na atualização
- Branco: NCM que não teve alteração, continua válido
Como resolver o erro NCM Inexistente?
Com o NCM atual em mãos acesse o sistema para fazer as alterações necessárias
1. Cadastrar o novo NCM
- Acesse o menu: Configurações > Nota Fiscal > NCM
- Clique em "Adicionar" e preencha com os dados do NCM atual.
2. Atualizar a Nota Fiscal com o NCM correto
- Dentro da Nota Fiscal que você está emitindo, clique no botão "Edição Avançada"
- Clique na aba "Produtos e Serviços", em seguida clique na guia "Dados do Produtos/Serviço"
- Edite o campo NCM e clique em "Salvar"
- Prepare e envie novamente a NFe.
3. Atualizar os Produtos em Lote
- Acesse o menu: Cadastros > Produtos > Edição em Lote
- Utilize o filtro NCM para pesquisar os Produtos que estão com o NCM antigo.
- No campo "Atualizar NCM" digite o novo NCM e clique no botão "Atualizar NCM"
- Desça a barra de rolagem e clique em "Salvar"
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